Benjamin (T) de tomada – Cuidados ao usar
- Wellington Cavalcante
- 28 de abr. de 2019
- 2 min de leitura
Atualizado: 28 de abr. de 2019
O “Benjamin” é um nome popular para adaptadores de tomadas, que também podem ser chamado de “T” ou “Te”. É um dispositivo elétrico usado para multiplicar os espaços para a conexão de plugs em tomadas, podendo assim ligar diversos aparelhos e eletrodomésticos em uma mesma tomada.
Porque benjamin se chama benjamin? Este nome benjamin é em homenagem ao cientista e ex-presidente americano Benjamin Franklin que contribuiu com muitas invenções e estudos na história da eletricidade.
O uso de benjamin é amplamente usado pelos consumidores de energia elétrica, principalmente no Brasil onde se dá pouca importância às recomendações dos projetos de instalação elétrica. A princípio, desde que tomadas todas as medidas de segurança, seu uso não é o problema. O problema é quando ele é usado de maneira inadequada.

Cada tomada de uma instalação tem uma potência máxima de aparelhos que devem ser ligados na mesma. Quando usamos o benjamin possibilitamos que mais equipamentos sejam ligados a esta mesma tomada aumentando sua potência.
O aumento de potência em uma parte do circuito faz com que naquele ponto haja um aumento da corrente circulante. Se os condutores e a tomada tiverem uma corrente acima da máxima calculada para aquele ponto do circuito, um aquecimento vai começar a ocorrer e neste momento o benjamin se torna extremamente perigoso. Muitos incêndios residenciais se iniciam pelo mau uso do benjamin e das extensões de tomadas. Explicamos em outro texto sobre como o aquecimento dos fios colabora para o aumento do preço de sua conta de luz.

Para um uso adequado do benjamin é necessário que haja um equilibro da potência: ao se aumentar a potência de uma tomada usando eletrodomésticos em um benjamin deve se aliviar outras tomadas que estejam ligadas no mesmo circuito. Deve-se também tomar o devido cuidado para que a corrente elétrica neste benjamin não seja maior do que a suportada pelos cabos e pelo próprio benjamin, evitando aquecimento.
Finalizando este artigo vale ressaltar que a segurança em eletricidade deve ser levada sempre a sério devido sua alta periculosidade, neste caso de aquecimento os números de incêndios iniciados por instalações elétricas inadequadas são preocupantes e merecem atenção. Lembre-se do cuidado e atenção que deve ser dada na educação das crianças sempre alertando-as sobre o risco do uso inadequado da eletricidade.
Comments